Image and video hosting by TinyPic

16 de junho de 2006

Emerson, Lake & Palmer
Hospedagem dos Álbuns:
Eric Rocker
Texto, Fotos e Montagem: Fireball


O trio de progressivo sinfônico Emerson, Lake & Palmer foi formado na Inglaterra em 1970. Pouco antes disso, em 1969, o tecladista Keith Emerson do The Nice conhecera o baixista e vocalista Greg Lake do King Crimson após uma jam no Fillmore West. Na época discutiram a possibilidade de um trabalho juntos, mas foi só cerca de 1 ano depois, com a saída de Lake do King Crimson é que resolveram montar um grupo efetivamente. Após ouviram inúmeros bateristas acabaram escolhendo o excelente Carl Palmer, que tocara no bizarro Crazy World Of Arthur Brown.
O primeiro álbum do ELP foi lançado em agosto de 1970 e, logo depois, a banda já tocava no Festival da Ilha de Wight. Em 1971 foi lançado o segundo álbum, "Tarkus", que apontava o caminho que o grupo seguiria. Em seguida, o ELP passa a mostrar mais nitidamente a influência da música clássica ao adaptar a obra de Mussorgsky, "Picture At An Exhibition". Apesar de fazer sucesso diante de uma quantidade cada vez maior de fãs, o ELP nunca teve o devido reconhecimento por parte da crítica. Na seqüência lançaram os álbuns "Trilogy", "Brain Salad Surgery" e o triplo ao vivo "Welcome Back My Friends To The Show That Never Ends".


Nessa época, os 3 integrantes manifestaram interesse em partir para trabalhos solo. Ao invés de se separarem, lançaram o LP duplo "Works", onde 3 lados eram dedicados a cada um dos integrantes e o quarto lado continha as músicas "Fanfare For The Common Man" e "Pirates", gravadas pelo conjunto. O resultado não foi bom e pior, quebrou a união do trio, que só se manteve devido a obrigações contratuais. Como conseqüência foram lançados 2 álbuns tão ruins que até os mais incondicionais fãs renegam: "Works 2" e "Love Beach".
Finalmente, em 1979, a banda se dissolve. Em 1985 Emerson e Lake se unem ao baterista Cozy Powell, lançando um único disco.
Em 1991 Emerson, Lake & Palmer se reúnem e lançam o álbum "Black Moon", seguido de uma turnê de bastante sucesso, cujo fruto foi outro álbum ao vivo, "Live At Royal Albert Hall". Em seguida, voltam ao estúdio e produzem mais um disco, "In The Hot Seat". Então, Keith Emerson desenvolveu uma doenças nas mãos que limitou sua capacidade de tocar e afastou mais uma vez o grupo.


0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Counters