Image and video hosting by TinyPic

12 de julho de 2006

Syd Barrett, O Fundador do Pink Floyd Faleceu



Morre Syd Barrett, fundador do Pink Floyd

O fundador e ex-líder do Pink Floyd Syd Barrett morreu, aos 60 anos. A informação foi confirmada por uma porta-voz da banda.
"Ele morreu serenamente, há uns dois dias", afirmou a porta-voz. "O funeral será privado e familiar."
Barrett, guitarrista cujo nome original era Roger Keith Barrett, nasceu em 1946 na cidade inglesa de Cambridge.
Lá ele conheceu o baixista Roger Waters e o também guitarrista David Gilmour, também futuros membros do Pink Floyd.
Ele formou o grupo com Waters em 1965. Na época do primeiro álbum do Pink Floyd, The Piper at the Gates of Dawn, Barrett era o líder da banda e autor da maioria das músicas.
Entre os primeiros sucessos da banda, compostos e cantados por Barrett, estão Astronomie Domine, Arnold Layne e See Emily Play.
O guitarrista lançou-se a experimentações com drogas alucinógenas, como o LSD, e sua música revelava muito dessas experiências.
Mas aos poucos o consumo de drogas, ligado a uma tendência à esquizofrenia, começaram a prejudicar a atuação de Barrett como músico.
Ele chegou a ser visto, durante shows, parado no canto do palco apenas olhando para a platéia, aparentemente desconectado do que estava ao seu redor.
Saída da banda
Em 1968, ciente de que Barrett já não conseguia desempenhar bem suas funções de cantor e guitarrista do Pink Floyd, os outros membros do grupo chamaram seu amigo David Gilmour como um segundo guitarrista.
A formação com cinco membros durou pouco tempo, e ainda naquele ano Barrett deixou a banda.
No final dos anos 60, ele gravou dois álbuns solos, com a ajuda de David Gilmour e Roger Waters na produção, Barrett e The Madcap Laughs.
Depois de anos sem contato com o Pink Floyd, em 1975 Syd Barrett reapareceu no estúdio em que a banda gravava o álbum Wish You Were Here, que já no titulo (Gostaria que Você Estivesse Aqui) fazia uma homenagem a ele.
Barrett, que estava com a cabeça raspada, não foi reconhecido imediatamente pelos membros do Pink Floyd. Foi a última vez que ele teve contato com a banda.
Em 1988, foi lançado o álbum Opel, uma coletânia de gravações inéditas de Syd Barrett.
O baixista Roger Waters, que assumiu a liderança do grupo após a saída de Barrett, dizia que não seria bom para a saúde do ex-guitarrista se os dois se encontrassem.
Nos últimos anos, Barrett, que também sofria de diabetes, ainda vivia em Cambridge.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Counters