Image and video hosting by TinyPic

16 de setembro de 2008


LONDRES (AP) - Richard Wright, um dos membros fundadores do Pink Floyd, morreu de câncer, nesta segunda-feira. Ele tinha 65 anos.
O porta-voz do grupo de rock, Doug Wright, que é independente, disse que Wright morreu depois de uma batalha contra o câncer, em sua casa na Grã-Bretanha. Ele disse que a banda e membros da família não quiseram dar mais detalhes sobre a morte de Rick.
Wright reuniu os membros do Pink Floyd -Roger Waters e Nick Mason, no colégio, e formaram sua primeira banda, Sigma 6. Posteriormente, junto com o falecido Syd Barrett, os quatro formaram o Pink Floyd em 1965.
O grupo de jazz-rock se tornou querido na cena psicodélica de Londres em 1967 e seu álbun,''The Piper at the Gates of Dawn'', foi um hit.
Nos primeiros dias de Pink Floyd, Wright, juntamente com Barrett, era visto como a força dominante do grupo musical. O músico nascido em Londres e filho de um bioquímico, escreveu canções e jogou no teclado.
“Os teclados de Rick eram uma parte integrante do som doPink Floyd '', disse Joe Boyd, um registro proeminente do produtor que trabalhou com o Pink Floyd no início de sua carreira.
A banda divulgou uma série de álbuns bem sucedidos comercialmente e criticamente, incluindo ''The Dark Side of the Moon'' de 1973, que já vendeu mais de 40 milhões de cópias. Wright escreveu ''The Great Gig in the sky'' e''Us and Them'' para que o álbum, e trabalhou com o grupo nas composições de épicos como “Atom Heart Mother'',''Echoes'' e ''Shine On You Crazy Diamond.''
Mas as tensões cresceram entre Waters, Wright e outros membros banda David Gilmour. As tensões chegaram ao auge durante a tomada de ''The Wall'', quando Waters acabou despe-dindo Wright. Como resultado, Wright foi afastado do quadro de músicos para a turnê do The Wall'', e não participou, em 1983 do álbum ''The Final Cut.''
Wright formou uma nova banda com Dave Harris Zee - “Fashion”, tendo lançado o álbum, “Identity'', pela gravadora Atlantic Records.
Waters deixou o Pink Floyd em 1985 e Wright começou a gravar com Gilmour e Mason novamente, participando dos álbuns ''The Division Bell'' e ''A Momentary Lapse of Reason'', já como um dos integrantes do Pink Floyd. Wright também lançou os álbuns solo ''Wet Dream” (1978), e ''Broken China” (1996).
Em julho de 2005, Wright, Waters, Gilmour e Mason participaram do concerto de caridade “Live 8”, em Londres. Segundo informações, a primeira vez em 25 anos, que se juntaram no mesmo palco.
Wright também trabalhou em projetos solo de Gilmour, mais recentemente em 2006, o álbum ''On an Island”, e o acompanhou na tournê do álbum.
Gilmour prestou homenagem a Wright na segunda-feira, dizendo que a sua contribuição foi muitas vezes esquecida.
''Ele era gentil, modesto e privado, mas a sua voz e emoção eram vitais, mágicas componentes das nossas mais reconhecidas músicas'', disse. ''Nunca tinha tocado com ninguém tão completo como ele.''

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Counters